quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Usina Belo Monte Parte 6: Os ribeirinhos


52 comentários:

  1. Quando os pescadores vao pescar para levar comida para a familia e nem consegue por culpa do canal de piracema,e tambem os meios de transportes dele sao aquaticos e vao ter que comprar um 'carrinho' para andar pela estrada e acho que alem de dar a carta de credito ou um acentamento coletivo deveriam dar um local para as familias continuarem felizes como sempre pois eles so dao a opicao de indenizacao e se um ribeirinho pegar um valor financeiro e ir para um local desconhecido, em pouco tempo o dinheiro acaba e iremos ter mais uma familia ou um conjunto de familias na miseria,como diz o cordenador do instituto socio ambiental.
    ASS:PIETRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietra, eu concordo com vc, como eles vao encontrar um meio de trnspore e também onde vao encontrar.Eles vao ficar sem o rio que é o único lugar para eles caminharem.
      Ass: Henrique

      Excluir
    2. Muito bem, Pietra. Já que as pessoas não estão sendo devidamente assistidas em relação a moradia, o que cabe a elas fazer então?

      Excluir
  2. Agora os ribeirinhos v=não podem mais morar em suas residências e vão tem que morar na cidade em em outros lugares. Isso vai acabar com boa parte da cultura dos ribeirinhos, que são aqueles que moram na beira do rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oops aquele v=não esta errado, é apenas não sem aquele v=

      Excluir
    2. Theo eu concordo com vc e o pior é que a maioria dos habitantes viviam da pesca estão sendo prejudicados pois essa obra está acabando com os peixes.
      Ass: João Pedro!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. É Theo, acho que é essa a ideia...

      Excluir
  3. Pra mim, de todas as partes que eu vi desta usina cheguei a um ponto: se os índios não querem que usam o espaço dele, os ribeirinhos não querem que usam o espaço pra usina pra não perder o rio que todos falam que é um "Ouro" (modo de falar) que é mesmo, os habitantes de Altamira Pará não querem se mudar(a não ser que ganhem os benefícios precisos).Então.......... ELES TEM QUE DESTRUIR ESTA USINA E PENSAR EM ENERGIA SOLAR OU EM ENERGIA EÓLICA!!!
    ass: Henrique










    ResponderExcluir
  4. Essa construção está fazendo com que o numero de peixes no rio Xingu diminua, isso complicara a vida de muita gente, pois a maioria vieve disso da pesca. A empresa já está providenciando a relocação das pessoas em outra comunidade, ou oferecendo dinheiro para que elas comprem outro imóvel.
    Ass: João Pedro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muitas pessoas,vai ter que ir para cidade e abandonar suas casas.Mesmo se a casa é a mais pobre,ela é a casa deles,eles moram nela,então eles tem que dar sua opinião.Como o Henrique,porque não potar energia solar ou eólica?

    ass:carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque a energia eólica e solar são uma fonte de energia mais cara e esta fonte de energia não gera tanta energia quanto a eólica e a solar.E Carol olhe as coisas que você esqueceu de pontuar como "muitas pessoas,vai ter que ir para a cidade"eu como "porque não potar" preste mais atenção quando você escreve.

      Excluir
    2. Carolina,
      a maneira pobre que essas pessoas vivem interferem nos planos de desenvolvimento do governo, além de ser um problema social que cabe ao poder público dar condições de ser resolvido. O governo está certo em querer melhorar as condições de vida delas, independente da construção da usina.

      Excluir
  6. Eu acho que e um absurdo oque estao fazendo como o Sr.Jose disse e muito ruim o que eles estao fazendo com os vizinhos deles.
    E eu concordo com a Carol que muitas pessoas vao ter que ir para a cidade e abandonar suas casas.



    ASS:Iain

    ResponderExcluir
  7. coitados dos pescadores não estão mas conseguido mas pescar o tanto de peixes que eles precisão ,tenha dó eles estão sendo totalmente subornandos com uma merrequinha de indenizaçao para o sustento da vida deles e das familias daqui para frente.Esses caras da usina pelo menos devião escutar os pescadores e os moradores locais antes de acabarem com a vida de cada um deles.
    Dá vontade de sei lá, mas da muita raiva, e se os pescadores e os moradores locais tentarem se ipor provavelmente quem vai pagar a indenização são eles e muito chata o "estado" de cada um eles praticamente não podem fazer nada só pegarem as coisas deles e incarar a vida esde o começo em um lugar onde eles não conhecem mas faze oque
    ASS:Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, Manu. A maioria das pessoas não gosta de mudanças. É mais fácil ser acomodado. Mas as mudanças fazem parte da vida e, muita gente só consegue evoluir quando coisas desse tipo acontecem.

      Excluir
  8. Eu acho que a empresa Norte energia esta mentindo, porque eles disseram que iam dar um novo terreno para as pessoas que foram desabrigadas ou construírem um lugar perto da usina.eu acho que a Norte energia pensa assim: você saiu de lá danese você, e por isto os moradores tem que resistir e não sair de casa e procurar outro lugar para morar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo um dilema, né Gabriel?
      Se eles ficam o bicho pega e se ficar o bicho come. Se não saírem de lá, vão morrer afogados pelo rio ou ainda viver sem o rio, pois uma boa parte vai secar.

      Excluir
  9. A empresa Norte energia esta nem ligando para os moradores de lá, só esta preocupada deles saírem de lá em qualquer outro lugar.

    ResponderExcluir
  10. Os pescadores pedian se mudar para outro rio para ter o que pescar ,mas tambem não é justo.E ainda não dão o dinharo suficiente para eles se mudarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio eu concordo com você e sem falar que se els tentrem abrir a boca para falar alguma coisa provalvelmente eles irão se danar
      ASS:Manuela

      Excluir
    2. Júlio,
      todas as vezes que o governo precisa desapropriar uma área ocupada por pessoas para construir algo, as pessoas devem se mudar e receber uma certa indenização. Vivemos algo parecido aqui em São Paulo com a construção do metrô.
      É uma situação difícil para pensar em justiça. Seria justo pessoas de outros locais sofrerem com apagões porque algumas pessoas não quiseram morar em outros locais para a construção de novas usinas?

      Excluir
  11. Nesse vídeo não mostra pontos positivos, e sim só os negativos, me mostrou que realmente a usina não vai ser algo bom para a população.
    Os pontos mais ruins que eu vi neste vídeo foi que os Ribeirinhos que é uma das nações que a usina vai afetar, vão ter que mudar de vida, e mostra no vídeo que eles não vão se adaptar a isso, a essa nova vida, pois desde quando nasceram estão ali naquele local. A usina está fazendo a mesma coisa que fez com uma das aldeias que iria ter que sair do lugar onde estava, dando presentes para poder "enganar eles", e tirar los do local de onde mora.

    ResponderExcluir
  12. O senhor Raimundo vai ser prejudicado como todos os Ribeirinhos porque a construção de Belo Monte vai algar a area onde eles vivem e o canal piracema vai desviar o percurso do rio o que seria bem ruim . 25 ribeirinhos da comunidade São Pedro já sairam de lá.
    Tem gente que tira o sustento do rio e aí não vai mais conseguir tirar sustento o que não é legal tirar as pesssoas. E gastaram já 300 bilhões de reais! Eles podiam tentar outro tipo de produção de energia como uma usina éolica ou solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Concordo que poderiam fazer outro tipo de usina. Uma coisinha, Tiga, você escreveu ALGAR na parte " Belo Monte vai ALGAR". Acho que a palavra certa aqui seria ALAGAR. E outra coisa, pelo que eu entendi, não foram 25 pessoas que saíram de lá. Foram 22 famílias. Pelo que eu entendi...

      Excluir
    4. Concordo Tiga,
      já gastaram tanto dinheiro numa coisa só que, se eu fosse eles desistiria e produziria outra coisa

      Excluir
  13. Nunca vou querer ir para lá. Nem quero ser uma ribeirinha. Imagina a situação. Você já sabe que estão construindo Belo Monte do lado de sua casa e você tá lá de boa, pescando. Já percebendo que tem pouco peixe para se sustentar. Volta para dentro de casa e recebe a notícia de que vai ter que se mudar, pois sua casa vai ser alagada por conta da obra. Que perfeito. Você ta ferrado, pois não tem uma casa no litoral ou na cidade. E agora, nem nas margens do rio Xingu. E o que a Norte Energia oferece para nós, que não temos mais a casa? Ou da um dinheirinho pra eu me virá na cidade ao lado, assim tendo que vender tudo e mudar meu meio de transporte, que até agora era o rio. Vou te que compra um carro vagabundo, e a outra opção?A outra opção é que eles dão uma casa pobre pra você, do lado da construção, deve ser uma droga também, porque o barulho da construção deve ser infernal. Pois é, essa é sua vida agora, e o que você vai fazer? O que vai escolher? Deve ser bem difícil fazer essa escolha, pois vai ter que escolher entre se virá na cidade e abandonar sua casa, de onde veio todas as suas lembranças, seus avós foram criados aqui, seus pais também, e você que vai sair prejudicado? Só tenho uma palavra a dizer: INJUSTIÇA, é injustiça viu? E das grandes, grandes não ENORMES ( Só um minuto para eu me acalmar, porque to brava) e a outra opção? o que vai acontecer se eu escolher viver numa comunidade? Hein? To falando com você que tá lendo isso agora! (momento para reflexão da pergunta que eu fiz e momento para eu me acalmar novamente) O que vai acontecer se eu escolher a comunidade? Eles me dão uma casa pobre no canal da obra. Deve ser barulho, muuuuuuuuito barulho!!! Estou brava, muuuuuito brava. Que absurdo!!!
    ASS: Amanda Priolli (ainda muito brava)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Amanda!
      Os ribeirinhos vão sofrer muito com essa mudança de vida!
      Resultado: Ainda acho péssima ideia terem construído a usina hidrelétrica Belo Monte!!!

      Excluir
    2. Só li verdades. As opções que eles tem são muito pobres! Não vale nada a pena.

      Excluir
  14. No começo do vídeo, o senhor Raimundo diz que depois que começaram a construir a usina Belo Monte diminuiu bastante a quantidade de peixes no rio Xingu.
    Pessoas vão ter que se mudar de onde elas estão morando agora, por causa da alagação do rio por conta da barragem. E com isso a empresa que está trabalhando para construir a usina fizeram uma proposta, para os moradores de lá, de: uma carta de crédito para poderem comprar outra terra, ou, morarem todos perto um do outro bem perto do canal da usina.
    Quem eles pensam que são para chegarem lá e construírem, do nada, uma barragem! Os ribeirinhos não sabem para aonde ir... Fico com muita raiva!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também fico com raiva deles Nicole

      Excluir
    2. conserta verdade oque você escreveu,eu não fico com raiva eu moro de raiva

      Excluir
    3. eles fizeram está usina sem pensar nos Ribeirinhos!!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Os ribeirinhos estão perdendo o alimento, que são os peixes, porque a quantidade de peixes está diminuindo muito por causa da construção da Usina. Eles também terão que mudar de lar, porque a casa atual deles vai ficar em baixo d'água com esta Usina. Muitos ribeirinhos cresceram, casaram e criaram seus filhos lá, montaram sua história, agora, eles terão que sair de lá!! A equipe da Usina fez uma Carta de Crédito: Morarem juntos "do lado" do canal da Usina ou comprar outras terras. Nenhuma das propostas que a equipe fez valeu a pena, porque os ribeirinhos vão ter que sair de seu lar para viver em um local totalmente diferente. Falta de respeito define a atitude do Governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Ana!! As suas palavras foram as que eu pensei, mas para fazer meu comentário, eu me pus no lugar de um (a) ribeirinho (a). Gostei muito de seu comentário, e gostaria de falar mais uma coisa: o Governo faz tudo errado, começando com a autorização da construção de Belo Monte. E depois a autorização pra o prédio que estão construindo ao lado de nossa escol. Quem estuda na Escola Bakhita sabe que estão construindo um prédio bem ao lado dela. Pelo menos para a maioria do 5° ANO perdemos nossa inspiração nos desenhos de paisagem nas aulas de arte. O Governo, tanto do Pará, tanto para São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, tanto faz, mas eles fazem a maioria das coisas erradas.

      Excluir
  17. os ribeiros estão sem alimento porque tem muito pouco peixe no rio e também estão sem onde morar eles tem que praticamente mudar de vida

    ResponderExcluir
  18. Eles ficaram sem comida poucos peixes ainda vivem no rio por causa da usina foram recolocados de lar a vida deles mudou completamente :(

    ResponderExcluir
  19. algumas pessoas não tinham terra para morar e inventaram sua terra mesmo não sendo exatamente terra, mas com a contrução de belo monte vão retirar a moradia e imagine se nem lugar tem para morar e voce encontra um lugar que não é praticamente nada mas é ai chega uns homens e falam para voce se retirar e muita safadeza!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeria concordo com você,mas vou colocar uma coisa a mais, eles vão ter que mudar o veiculo (que no caso era o barco) para um carro ou coisa do tipo e isso pode demorar pois um carro é caro.

      Excluir
  20. O senhor Raimundo ele disse no vídeo no começo que depois começaram a usina diminuiu muito a quantidade de peixes no rio Xingu. Muitos pescadores teve que se mudar por causa de Belo Monte. Ninguém que sair das casas eles estão tirando os pescadores à força mesmo ele não querendo, também não estão mais trabalhando. É obtivil que 300 bilhões não compra uma vida no Xingu! Eu não concordo com isso é revoltante!

    ResponderExcluir
  21. Os Ribeirinhos vão ter de se mudar pois o rio vai abaixar (diminuir o nível) e eles não vão ter umas das comidas deles o peixe, e eles terão de escolher entre ganhar dinheiro para comprar um terreno ou a empresa Norte Elétrica terá de construir casas ao redor do canal. Não é justo fazerem isto sem perguntar para ninguém oque acham sobre a obra, e eles terão de mudar de lugar como ir para o meio da floresta, terão de mudar o transporte que era na água para um carro ou coisa parecida e isso talvez irá demorar um pouco pois terão de arranjar dinheiro para comprar o veiculo.

    ResponderExcluir
  22. com a construção de belo monte o Ribeirinhos vão perder a a comida,os transporte que é o barco e a terra deles o mais importante. assim o rio vai secar. eles vão tirar a terra deles sem perguntes se eles concordam. vão dar novas terras para eles mas uma que eles não estão nem um pouco acostumados, eles vão ter que usar ouro meio de transporte,e ainda podem ficar sem comida.

    ResponderExcluir
  23. Eu acho muito ruim que eles tirem pessoas que vivem perto do riu que pescão para viver e também os peixes ja diminuirão mais eu acho legal que eles deem créditos para eles comprarem outra casa mais realmente se tirarem eles de la eles podem não saber viver da quele jeito e podem morrer vão tenque mudar o transporte "se fosse eu eu ia pedir pelo menos dinheiro para comprar um carro" e algumas pessoas nem sabem como conseguir um terreno para reconstruir suas casas.

    ResponderExcluir