quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Usina Belo Monte Parte 1: A obra


59 comentários:

  1. Foi muito legal colocar este vídeo como proposta de trabalho avaliativo. Parabéns 5º ano!
    Ass.Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa
      Eu também achei muito bacana esta proposta. Espero que tenham outras como esta.
      Ass. 5 º ano.

      Excluir
    2. Larissa essa foi uma das atividades avaliativas mas legais que agente já fez.
      Eu espero que realmente tenham varias e varias outras desse modo foi muito divertido e nós tivemos bastante liberdade de expressão para comentar os videos e foi isso uma das coisas mas legais dessa atividade avaliativa.
      ASS:Manuela

      Excluir
  2. eu achei bem interessante as entrevistas que falavam que aprovam a ideia e o que não aprovam. Também achei bem exagerado a área que eles vão ocupar é muito!
    ass: Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique eu tb achei muito exagerado a área e o pior de tudo é que além disso eles terão que destruir parte da floresta e tirar os índios e os animais de seus lugares
      ass:João Pedro

      Excluir
    2. Henrique eu achei exagerado a área e também achei que eles vão gatar muito dinheiro com essa construção

      Excluir
    3. Henrique,
      o que você achou interessante nas falas das pessoas que defendem e nas de quem critica a construção de Belo Monte?
      Além disso, por que você achou a área exagerada? A reportagem diz que ela é bem menor do que as hidréletricas que já existem no Brasil.

      Excluir
    4. João, êh verdade que a usina vai causar desmatamenTo mas grande parte que vai ser alagada já esta desmatada. Eu vi um video que mostra que existe muito mais desmatamento ilegal que precisa ser combatido na região amazônica .
      Ass: Henrique

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei bem interessante a reportagem mas eu sou contra essa usina pois eles estão destruindo a amazônia, tirando os indíos e os animais de seu ambiente natural em nome de um progresso que seria a usina. Essa obra vai custar muito caro em dinheiro e em meio ambiente para gerar menos energia do que o consumido.
    ass:João Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. tambem achei a reportagem interessante, e tambem sou contra a usina, pois muitos abitantes ao redor e la vao ter que sair de seu habitat para procurar outro lugar para a usina.E acho que com isso todos irao sair perdendo ate quem quer construir, pois vao destruir grande parte da natureza.
      ass:Pietra

      Excluir
    4. Parabéns, João. Seu comentário foi muito pertinente e bem consistente.
      Ass. Larissa

      Excluir
  5. bom na minha opinião dos indígenas estão certos, porque eles vão perder alimentos como peches e carnes porque está construção vai acabar deixando os animais com medo e fugirem para outra lugar,
    isto vai fazer com que os indígenas fiquem sem comida.E a solução para isto seria a energia solar nas regiões que fazem calor.
    ass: Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,
      o vídeo não mostrou os argumentos indígenas para com a construção da usina, apenas poucas imagens (e bem rápidas) sobre alguns manifestos feitos por eles, como demonstração de resistência ao projeto.
      Uma das partes do documentário focará os indígenas. Por isso, gostaria de ler sua opinião a respeito do que foi apresentado aqui, nesta parte do vídeo.

      Excluir
  6. aé esqueci de colocar meu nome é o Gabriel

    ResponderExcluir
  7. Como o joao tanbem nao concordo com a construcao da usina,pois indios e animais que ja se acostumaram com seu habitat terao que procurar outros lugares para viverem poi vao fazer a usina no lugar de suas casas, e tambem vao tirar grande parte da amazonia.Acho que nao vale a pena destruir tudo isso para construir a usina.
    ass:Pietra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietra,
      Todos gostaríamos de poder poupar a Amazônia e todos que a habitam, mas a usina parece ser uma mal necessário. O que você acha que poderia ser feito ao invés da usina de Belo Monte para suprir a necessidade energética brasileira?

      Excluir
  8. Bom eu acho que essa usina pode sim ajudar mas ela tem muitos pontos negativos.
    como o João falou essa usina esta acabando com a amazônia e também como o Gabriel falou os índios irão ficar sem comida e alguns vão morrer. mas apesar de tudo isso tem 1 ponto positivo que muitos lugares serão iluminados ruas ,casas ,cidades ,bairros e etc sairão da escuridão
    ASS:Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela,
      ok, você apresentou o ponto positivo e os negativos da construção da usina. Mas o que VOCÊ pensa a respeito disso? Será que podemos colocar os interesses dos índios e da floresta acima dos de uma nação inteira, que é o Brasil?

      Excluir
  9. Eu acho que eles nao precisavam fazer essa usina porque ja tinha uma usina gigante e agora tao fazendo uma de 300 milhoes de metros cubicos.
    Como a Manuela disse tao acabando com a Amazonia e como o Gabriel disse tao matando os indios de fome.


    ASS: Iain

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iain,
      o vídeo foi claro quanto a necessidade do Brasil investir em energia e que estudos começaram a ser feitos muitos anos atrás sobre o potencial dos rios do Norte do país. A necessidade de criar novos geradores de energia é real. O que cabe discutir é se o Brasil está mesmo fazendo um bom negócio ao investir na construção de uma usina hidrelétrica deste porte.

      Excluir
  10. A usina belo monte e a 3 usina maior do mundo com 300 milhões de metros cúbicos,sendo assim vai produzir 11.233 MW mas a media que vai produzir 4.571 MW nesse ano.Eu acho que construir a usina é necessário mas não nesse momento.Com o tempo que vai estar em 2015 vai reduzir mais de 50% da produção de energia da usina.
    Também vai tirar os índios de suas terras e animais do seu habitat com que eles vão ter que se acustumar com outro lugar
    ass:Fred 5 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred,
      você acha que a construção da usina é necessária, mas não agora. Então, quando seria? Você viu que a construção é gigantesca e vai demorar para ficar pronta. Talvez seria melhor pensar nas proporções da usina, você não acha? Por que construir uma usina com cabacidade de gerar 11.233 MW de potência se em bem pouco tempo o volume das águas permitirá a produção de 4.571 MW?

      Excluir
  11. Bom concordo com a Manu pois ,tem sua vantagem ,como vai gerar mais energia para os que não tem ,e os que já tem teram mais.
    Mas tem também sua desvantagem como ,vão destruir a maior parte da amazônia
    ASS:Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,
      você apontou as vantagens e desvantagens da construção da usina, mas gostaria de saber a SUA opinião sobre isso. Você é a favor ou contra essa obra? Por quê?

      Excluir
  12. Com a construção da usina o desmatamento vai ser grande e vai acabar com parte da mata, e os animais ali da região vão morrer e os índios também. A coisa boa é que vão oferecer mais energia sem poluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theo,
      e o que você pensa sobre isso? Acha que a usina é importante para o país? Acha que deveria ser construída?

      Excluir
  13. Eu acho isso muito alem do que precisa para o brasil , fora que vai desmatar grande parte da amazônia.Para min o especialista esta serto!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Achei bem legal e bem explicativo.
    Sobre o assunto que o video mostra, eu concordo com as pessoas contra a usina, e as pessoas a favor porque a usina é prejudicial e ao mesmo tempo é boa. Há pontos negativos e positivos na criação da usina, o ponto positivo é que o Brasil está precisando de energia, e sem essa usina teriamos apagões e apaguinhos frenquentes. O ponto negativo é que tem indios morando naquele local (não exatamente em cima de onde vão construir), mais mesmo assim, irá afetar os animais e eles próprios.

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo sobre a necessidade de maior geração de energia para avanços econômicos porem essa usina gigante poderá produzir 11.233 megawatts mas na escassez de chuvas e a seca ela só poderá produzir 4.571 megawatts que é 10% da energia consumida no país.Eu também sou a favor dos manifestantes porque essa barragem iria alagar uma área de 503 km³ bem menor que usinas convencionais mas também iria alagar algumas aldeias e também desviaria uma parte do rio para fazer uma queda de 90 metros.Os ganhos dessa obra seriam um aumento da produção de energia evitando apagões e os custos seriam que animais e pessoas não conseguiriam mais viver nessa área.

    ResponderExcluir
  17. eu nao concordo em construir a usina mesmo sendo progresso feito, porque a usina e muito grande e estragara aldeias de indigenas e vai tirar boa parte da natureza porem eu concordo com a manifestaçao mas ameaçar uma pessoa isso foi erado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Valeria,mas lembrando que ira gastar 26 milhões de reais que poderiam ser usados para outra coisa.

      Excluir
    2. e verdade rodrigo eles podiam guardar uma parte desse dinheiro para reconstruir as aldeias.

      Excluir
  18. "Nossa" foi a palavra que eu mais falei neste vídeo. Esta usina hidrelétrica de Belo Monte é muito polêmica, pois os índios e os preservadores da natureza são totalmente contra a obra. Já aqueles que pensam apenas no progresso do país, são a favor dessa construção. Eu não acho que foi inteligente construir a usina, porque seu objetivo é gerar 11.233 megawatts, mas, como consequência da escassez de chuva, ela só consegue gerar 4.571 megawatts, que não é nem a metade do previsto, e ainda foi gasto 26 bilhões de reais para construir a usina!! Não valeu a pena. Sobre o protesto dos índios, eu digo: Eles tinham mesmo que reagir!! Não podiam encarar aquilo quietos, afinal, a construção da usina alagou o Xingu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente Ana eles podiam fazer uma usina em outro lugar mas não tinham que fazer no "meio" da natureza incomodando os Índios. Eu fico bem chateada com isso

      Excluir
    2. Ana, a maioria das palavras que eu falei durante o vídeo, foi também "nossa". Concordo plenamente com você. Também acho que não foi inteligente construir a usina, pelo gasto de dinheiro e pelo espaço da construção.
      Ass: Amanda Priolli

      Excluir
  19. ´eu não concordo, mas... eu concordo com a construção da usina. Vão gastar 26 Bilhões de reais com essa construção mas só para atingir 11.233 MEGAWATTS, por causa das chuvas e das secas só vão ser feitos 4.571 ou seja nem é a metade do que deveria ser feito e é só 10% da energia do país! Eu também acho que Belo Monte não é um lugar apropriado para construir uma usina. Mais uma coisa que eu ainda não entendi que no vídeo fela que Belo Monte é alguma coisa de fio da água isso eu ainda não entendi! E pelo lado bom que eu acho é que a usina de Belo Monte é que ocupa menos espaço que as outras usinas pelo que eu entendi,e eu acho que nem perguntaram para os Índios que na minha opnião deveria ser feito e também eu ache que deveria "falar" com o povo porque afinal o dinheiro que usaram para fazer a usina não saio de árvores saio do nosso dinheiro do nosso bolso, eles colocam muita gente nisso então acabam não fazendo a obra mais ainda bem que essa obra não foi uma dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Agnes a usina Belo Monte... Como ocupa menos espaço que as outras? Ela é a 3º maior usina hidrelétrica do mundo!

      Excluir
    2. Nick é que essa parte eu não entendi muito bem! " E pelo lado bom que eu acho é que a usina de Belo Monte é que ocupa menos espaço que as outras usinas pelo que eu entendi". Entendeu?

      Excluir
  20. Essa construção tem alguns pontos positivos, que é a iluminação que vai ser proporcionada pela usina e que a usina vai produzir uma grande quantidade de energia elétrica, para muita gente, acendendo ruas, cidades e bairros. Mas, olhando pelo lado negativo, também existem problemas, como o gasto demasiado de dinheiro, espaço e tempo, que poderia ser usado para algo mais prestativo. Também serão afetados os animais e pessoas, pois terão que se mudar, só para dar espaço para a usina. Acho que estou do lado das pessoas que são contra a construção, pois tem mais pontos negativos do que positivos.
    ASS: Amanda Priolli
    5° 2013
    Larissa, estou usando o e-mail do meu irmão porque o meu não entra, parece que alguém vai, daqui á 27 dias (eu acho) vai cancelar minha conta.

    ResponderExcluir
  21. Eu não concordo com a construção da Usina de Belo Monte porque vai causar estragos no meio ambiente, vai gastar muito dinheiro na obra e tirar os índios de sua terra.
    Eu concordo que é necessário o aumento da produção de energia elétrica para o desenvolvimento do país, mas poderiam achar uma outra solução menos devastadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rodrigo eu concordo e realmente necessário mais energia mais realmente não e legal ter que tirar índios de suas terras

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Eu concordo na parte da energia mais não concordo pela parte de tirar índios de suas terras a construção ira destruir bastante da natureza e ira causar muito estrago e eu também concordo com a manifestação mais não foi certo ameaçarem uma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Caio, com os protestos da energia, mas não acho legal a parte da barragem tar destruindo a natureza e principalmente, não concordo dos índios ameaçarem uma pessoa, não devia ter chegado a esse ponto!

      Excluir
  24. Eu não concordo deles estarem fazendo uma usina em um dos rios do Amazonas! E ainda a 3º maior usina hidrelétrica do mundo! Mas por outro lado: 12 milhões de pessoas que não tinham energia, passaram a ter.
    Desde 1975 o governo faz estudos sobre o potencial hidrelétrico do Amazonas! Eu acho um absurdo! Nem deviam ter construído uma usina bem no Amazonas.
    Algumas pessoas pensam que a usina hidrelétrica Belo Monte seja a 1º de muitas outras barragens em plena floresta. E eu concordo, se construiram 1, com certeza vão construir outras.
    Está sendo pago 26 BILHÕES de reais na usina para serem instalados 11.233 megawatts, mas, por conta da seca e da pouca chuva a média do ano vai ser de 4.571 megawatts, o que gera um pouco mais que 10% que a população do Brasil consome!
    Pessoas fizeram protestos sobre isso e até uma tribo indígena ameaçou o presidente da Eletrobras! Eu acho legal os protestos, mas não acho necessário o que os índios fizeram.
    Para que gastar uma fortuna em uma usina hidrelétrica se ela não produz quase nada! Fico indignada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Veja bem: a usina prejudica índios, plantas e animais. A usina não conseguiu cumprir o objetivo de gerar 11.233 megawatts, só gerou 4.571, que não é nem a metade! Na minha opinião, não valeu nem um pouco a pena construir essa usina.

      Excluir
    2. concordo com tudo que voce falou mas o caso de ameaçar o presidente da eletrobrás isso não concordo violencia nunca é a resposta.

      Excluir
  25. não concordo com a construção da Belo Monte.Porque eles vão gastar bilhoes de reais e a media de energia por ano era de 12.33megawhatts e por conta do regime
    a média vai ser de 4.231megawhatts e sem contar todos o animais que eles tiram a casa e mataram por conta da obra. Acho que poderia ter outra solução para tira as pessoas da falta de energia elétrica.
    a barragem vai desviar o fluxo da agua ele vai desviar até o final da volta grande com 90 metros de altura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Felipe! Também não concordo deles terem feito a coisa da usina!

      Excluir
    2. Felipe concordo com voce

      Excluir
  26. não concordo com a construção da usina porque prejudica muitas pessoas e tem que aumentar o rio e não concordo com uma parte do protesto porque chegaram a ameaçar o presidente da eletrobras
    ass-jennifer

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Eu não concordo de se construir a Usina de Belo Monte porque vai haver grande destruição da Amazônia, vai prejudicar os índios e vai se gastar muito dinheiro.
    Por outro lado, muitas pessoas vão ter energia elétrica o que é bom. Porém poderiam ter energia elétrica de outra forma.

    ResponderExcluir
  29. Não acho muito bom destruir uma enorme parte da Amazônia mas por outro lado para ter progresso alguma coisa vai ter de sair para abrir espaço, foi muito ruim a natureza índios e animais e nem gerou a metade que era estimado gerar!! (aqw)

    ResponderExcluir