quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Usina Belo Monte Parte 4: O Mercado de Trabalho


60 comentários:

  1. Vários funcionário que trabalhavam e trabalham não estão se sentindo bem beneficiado e por isso fizeram greve e por isso alguns deles foram demitido do seu trabalho na usina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com o thelllllllll

      Excluir
    2. Theo,
      não entendi com o que seus colegas (que responderam ao seu comentário)concordam, já que você não expressou nenhuma opinião na sua postagem...

      Excluir
  2. Ele falam muito mas não faz nada!!!
    A industria da tudo que os índios precisam até mais só para eles colaborarem com a construção!!!E o governo não gosta que a industria ajude os índios!!!
    Essa construção esta tirando as vidas dos índios!!!Todo mundo esta querendo trabalhar na usina ,as pessoas só consegue ver sua família uma vez por ano!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, eu tb concordo que é muito ruim ver a família uma vez por ano e o pior é que muitos trabalhadores viajam o Brasil inteiro chegam lá e não conseguem o emprego porque muitas dessas pessoas não são especializadas.
      ass:João Pedro

      Excluir
    2. Júlio,
      acho que seus comentários estão se tornando repetitivos, o que não tem razão de ser, já que cada parte dos vídeos fala de uma questão particular sobre Belo Monte. Escrever o que o vídeo mostra não é suficiente. Quero saber a SUA OPINIÃO a respeito do que é abordado.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Lá o mercado de trabalho é muito grande, e muitos trabalhadores que rodam o Brasil inteiro à procura de um emprego, chegam lá achando que já vão conseguir mas não é assim, muitos trabalhadores não conseguem, mas existem os "agentes" que "facilitam" as coisas cobrando 200 reais aos que estão a procura de emprego para já colocarem eles lá dentro, a empresa ainda tem que treinar a maioria dos trabalhadores para que eles consigam o emprego porque há pouca mão de obra especializada e ainda eles só veem a família uma vez por ano. E na greve passada muitos trabalhadores que comandaram a greve foram demitidos
    ass:João Pedro

    ResponderExcluir
  5. nao achei certo a condicao de trabalho dessas pessoas, pois elas viajam de suas casas ate a usina ,pegam uma fila danada para tentarem uma vaga e cobram 200 'conto',como diz o agenciador, de comicao e se consiguirem a vaga no emprego ,vao ver a familia de 6 em 6 meses por 9 dias ,vao trabalhar igual loucos e se espresarem suas ideias sao demitidos, como disse aquele rapaz no video,essa parte da ideia parece a ditadura.E sobre a greve que varias pessoas foram demitidas,acho que os trabalhadores nao deviam se arriscar tanto pois se as pessoas da usina quiserem manda-los embora vao mandar mesmo, pois tem varias pessoas querendo a vaga e se o pessoal da usina quiser vao procurar outras pessoas e treina-las para ficarem tao boas quanto os que foram demitidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Pietra. Seu comentário está perfeito! Apontou questões mostradas no vídeo e sua opinião a respeito, utilizando conhecimentos gerais que você adquiriu durante este ano, não só nas aulas de CN. Gostaria que todos os comentários fossem assim.

      Excluir
    2. Pietra eu concordo plenamente com você ,eles trabalhão quenem "escravos" e se tentarem falar qualquer coisa no estilo de reclamação são demitidos e mas ou menos aquele ditado se ficar o bicho pega se correr o bicho come ,é 8-800.
      ASS:Manuela

      Excluir
  6. Eu acho que tem muitos trabalhadores e muitos desses trabalhadores largam a família, parentes e amigos para tentar a sorte de conseguir um emprego novo,e são poucos que conseguem ai estes que conseguem fazem greves e protestos para melhorar as condições do emprego.


    ass:Gabriel

    ResponderExcluir
  7. Tem tanta gente sem emprego e até,larga a familia para tem tar achar.
    E as pessoas que trabalha,mais protesta,só quer,melhor qualidade de vida,Dar uma boa vida para, sua familia.Eu acho a vida bem sofrida,nestes casos por quê tem tanta gente que ganha bastante dinhero as vezes sem fazer nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,
      entendi seu comentário, mas o achei um tanto confuso. Antes de comentar, pense a respeito, escreva num papel, organize seu texto e depois digite no computador. Acho que dessa forma você garantirá maior claresa e qualidade do seu texto.

      Excluir
  8. Eu concordo com o Carlos Novares que fala que depois da obra ficar completa, onde que os trabalhadores vão ir? Eles fizeram testes, treinamentos, aprenderam coisas que não vão levar para vida toda. Eles podem usar esta aprendizagem para outras obras, mas é difícil encontrar emprego.
    ass: Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leu isso henrique eu concordei com voce pela primeira vez

      Excluir
    2. Ok, Henrique, você concorda, mas... e daí? Acho que ficou faltando um final para sua explanação.
      Você tocou num ponto muito interessante da reportagem que não está falando de Belo Monte, mas de como o país encara a educação, não só agora, mas desde os primórdios. Um país que não investe em educação e na qualificação de seu povo se depara com problemas como esse, de precisar de gente para trabalhar e não ter pessoas qualificadas. Aí o governo tem que preparar essas pessoas para o trabalho, mas não dá para "perder" muito tempo com esses estudos, pois a obra já está aí, precisando de gente. A capacitação do pessoal é pouca e rápida. Além disso, a obra egixe muito mais pessoas do que o país precisa depois que a obra acabar. Então, está se criando um novo problema, pois quando a obra acabar, existirão vários profissionais qualificados sem emprego, precisando até mudar de profissão. O governo deveria pensar a respeito disso e traçar metas para a formação profissional das pessoas antes da necessidade. Por exemplo, se os estudos para a construção de Belo Monte começaram há anos atrás, porque não começaram a incentivar as pessoas a se prepararem para ocupar cargos de trabalho? E porque não pensar em novas construções para essas pessoas continuarem no seu ramo de trabalho? Ou ainda, planos de carreira, em que, nessa obra, as pessoas possam ser eletricistas, motoristas, etc. e que, futuramente, elas possam crescer e assumir cargos de maior responsabilidade ou ainda ensinar outros o serviço que sabe fazer?

      Excluir
  9. Eu acho que essa parte eles tao dando algumas coisas legais por exemplo os quartos e a comida mais so uma vez em 6 messes pode ver a familia e talvez percao o trabalho eles tem razao de fazer aquela greve



    ASS:Iain

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iain eu não consegui entender o seu comentário ^-^

      Excluir
    2. Iain,
      será que os funcionários não sabiam dessas coisas antes de serem contratados? Se não sabiam, deveriam saber. É assim com qualquer emprego. Quando o funcionário aceita as condições, não tem porquê ficar fazendo greve. Os quartos e a comida não são coisas legais, são coisas obrigatórias, já que eles têm que ficar enclausurados no acampamento da obra e só ir para casa durante 9 dias a cada 6 meses. Tudo isso faz parte do contrato de trabalho.

      Excluir
  10. E eu cocordo com o Henrique que eles fizeram mal treinamnto para isso





    ASS:de novo Iain

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu acho uma grande injustiça porque, para começar, os trabalhadores têm que abandonar suas cidades para achar um emprego. Quando chegam na cidade, é muito difícil encontrar um trabalho, eles não tem um lugar para dormir e passam fome. Para conseguir um trabalho, eles têm que recorrer a um agente que cobra, mais ou menos, R$ 200,00.
    As condições do emprego não são boas porque eles, além de tudo isso, só vão ver a família de 6 em 6 meses durante 9 dias. Além disso, quando a usina estiver pronta, eles não têm garantia se continuarão com o emprego ou não. Então, percebe-se, pelos tantos pontos negativos, que é quase um trabalho escravo.
    ASS:Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela,
      não entendi o que você achou injustiça. As pessoas que vão a Belo Monte não tem emprego e estão em busca de uma oportunidade. Será que, ao invés de injustiça, isso não seria a grande chance de muita gente? O local é afastado e não dá para as pessoas ficarem indo todo o dia ao final do trabalho para casa. Mesmo porque muitas delas moram em outras cidades e regiões do país. Então te pergunto: o que você achou injusto?

      Excluir
    2. Manuela, eu concordo com voce que tipo os construtores ganham mas depois que acabar a obra onde eles vão ?vao ser praticamente jogados na rua
      Ass: Henrique

      Excluir
  12. nesse vidio mostra que a usina não esta só afetando a natureza como tambem cidadesinhas do interior, quando terminarem a usina a cidade vai mudar para sempre.La na obra os trabalhadores tem muito poco tempo de folga para verem suas famílias, os trabalhadores reclamam tambem que o salario é pouco.Lá na construção da usina se os trbalhadores reclamarem eles são mandados em bora.Eu não acho isso bom, mas uma coisa que eu achei boa foi que eles não aceitam só pessoas espesialistas, se alguem não sabe eles botão para aprender em um video game e ajudam as pessoas que não tem emprego a entrarem na usina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietro,
      realmente, o trabalho de capacitação é bem interessante, mas não daria para ser diferente, né? Já pensou pessoas despreparadas para trabalhar numa obra com essas dimensões? Seria comprometer a própria qualidade da usina e todo o dinheiro que está sendo gasto para isso seria disperdiçado, você não acha?

      Excluir
    2. eu concordo com isso, mas o que eu não concordo é com as condições de trabalho

      Excluir
  13. os trabalhadores fizeram um protesto ,que eu acho certo,e os lideres da manifestação perderam o emprego outros trabalha dores largaram a família para procurar emprego ai quando chegam não tem onde morar nem tem emprego a construtora de belo monte esta treinando 3.300 pessoas sendo que só 80% delas vão de fato conseguir o emprego e no final da construção todas as 80% escolidas vao ser demitidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Vava! Eu também achei legal o que os tralhadores fizeram! Pena que alguns foram despedidos, né?!

      Excluir
    2. EMPRISIONANTE os trabalhadores são contratados e depois que a usina construída e depois são demitidos sem mas e nem menos. incrível né?

      Excluir
  14. Vários trabalhadores saíram de sua cidade, abandonaram, temporariamente, as famílias, só para conseguir emprego nessa construção. Chegam e acabam sem ter onde morar.
    As pessoas responsáveis pela construção colocam todos que querem para trabalhar, e os que não sabem comandar as máquinas, ser um eletricista temporário e muitas outras funções, acabam aprendendo em um vídeo game de treinamento para passar a fazer coisas no trabalho que nunca tiveram de passar. As condições de trabalhos são péssimas, pois o salário é pouco, só depois de seis meses que estão trabalhando direto nessa obra podem ver a família, só por nove dias. Eles nem podem protestar, senão vão ser demitidos. E aquela região vai mudar para sempre. Se já está assim, imagina quando estiver pronta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Amanda eles podem protestar só que na última greve a justiça achou ilegal por isso demitiu algumas pessoas! :)

      PS-Eu também achei estranho os videogames no trabalho!!!!

      Excluir
    2. Me confundi na hora de escrever Nick, mas mesmo assim, obrigada por me lembrar...
      Para todos que leram meu comentário: naquela parte que eu falei " Eles nem podem protestar, senão vão ser demitidos" deveria ser " Achei injusto pois as condições são péssimas, eles tem um motivo muio bom para protestar, e em uma delas vai lá e demite a pessoa que deve ter feito muito sacrifício para chegar lá."
      Muito obrigada por esse toque, Nick

      Excluir
  15. Hoje, na usina hidrelétrica Belo Monte, trabalham 8 mil pessoas e no ano que vem serão 23 mil pessoas que vão começar a trabalhar na usina.
    Os trabalhadores, que vão começar a trabalhar na usina,trabalharam durante 6 meses e terão uma folga de 9 dias para ver a família! Eles terão um quarto só que com 3 colegas de quarto, e eles 4 vão ter direito a um armário,uma cama e um ar condicionador para os 4 dividirem menos as camas, elas um para cada um! E ainda não vão ter um salário bom!
    Os trabalhadores fizeram greves por conta da distribuição dos salários e por outros motivos. E na última greve foi considerada ilegal pela justiça e por isso alguns trabalhadores perderam o emprego! Eu concordo com os trabalhadores, lutam pelo que eles acham que está correto! Só o que eu não entendi muito bem foi: por que a última greve foi considerada ilegal?! Não entendi mesmo!
    Enfim, mesmo assim muitas pessoas quiseram uma vaga no emprego! E quando a construção acabar os trabalhadores vão perder o emprego!
    Se eu fosse eles, não entraria nem a pau para tentar entrar na vaga para trabalhar na construção dessa usina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nick, nem eu entraria nesse emprego por condiçoes tão precarias mas acho que eles entraram por que eles precisam de dinheiro e lugar para dormir

      Excluir
    2. Nick concordo com você em não querer ir trabalhar nessas condições e também não entendi porque esse protesto foi considerado ilegal, porem muita gente ainda quer participar dessa obra mesmo trabalhando nessas condições.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. arrumando o meu comentário * pecimas eu ia trabalhar do que não ter trabalho, concorde com migo?*

      Excluir
  16. Existe muita gente que veio de longe para tentar trabalhar na usina de Belo Monte, mas muita gente não consegue e alem disso o salários são bem baixos. Eles trabalham durante 6 meses e só tem folga de apenas 9 dias isso não é nada legal porque como o cara disse ver a família uma vez por ano é doído. Eu acho que foi certo eles fazerem um protesto, mas esse protesto fez com que alguns de seus lideres perderem o emprego. Esse curso foi bem legal para algumas pessoas que não tinham experiencia aprenderem a usar uma retro escavadeira para trabalhar na obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Tiga mas cada vez pode piorar mais e faltará emprego por causa de pessoas(só os lideres) serem demitidas por causa de protestos contra salários e contra as "Ferias" que são de 9 dias(muito pouco),até acho justo protestar por causa disso mas poderá causar atrasos na obra.

      Excluir
    2. concordo com você tiga, as pessoas vierem de muito longe para ganhar um salario e ver a família uma vez por dia é um absurdo

      Excluir
    3. eu concordo com tudo que você escreveu Tiago

      Excluir
    4. Pois é... As condições de trabalho são horríveis, e os trabalhadores deram duro para conseguir este emprego!

      Excluir
  17. Eu não concordo com o protesto e concordo que os lideres do protesto percam o emprego mais não concordo de perderem o emprego se falarem o que pensa sobre o trabalho o salario e etc, e não concordo que os salários são baixos e eles trabalham 6 meses e só tem 9 dias de folga,e muita gente foi de longe para la ficou na fila sem casa sem cama e não conseguiu um emprego que também e um absurdo.

    ResponderExcluir
  18. Vão ter de treinar muitas pessoas no Brasil para conseguirem completar a obra.Concordo que os trabalhadores que organizaram o protesto sejam demitidos mas isso tornará a construção mais difícil e demorada pois cada vez terá menos trabalhadores porque eles vão reclamar fazer um protesto e serem demitidos por isso.E muitas pessoas ficam na fila sem casa,sem família,e até mesmo sem onde dormir.

    ResponderExcluir
  19. pensando por o lados dos empregos que Belo Monte fornece é muito bom mas eles fizeram esta obra sem 'pensar' em vez de fizer uma usina hidrelétrica porque que eles não investiram em uma coisa concreta? como escolas e hospitais que fornecem empregos . Quando a obra for finalizada para onde as pessoas vão estão treinado pessoas de dia para a noite. Que vão trabalhar longe da família por um trabalho que pode 'acabar no dia seguinte'

    ResponderExcluir
  20. esqueci de em ponto de ? depois da palavra vão na quarta linha foi mal pessoallllllllllllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  21. Essas condições de trabalho são muito ruins, pois as pessoas ficam em um quarto desconfortável com outras três pessoas, e vão ter que dividir ar condicionado e armário! Até armário! O salário não é bom, eles só podem ver a família uma vez por ano! Eles deram muito duro para conseguir este trabalho, e não valeu a pena, pois as condições são terríveis, como disse acima. A greve foi considerada ilegal. Por que? Porque eles pararam de trabalhar para tentar recuperar seus direitos.

    ResponderExcluir
  22. muitos desses trabalhadores tiveram que abandonar a sua cidade e família para trabalhar na usina eles trabalham 6 meses e tem folga de 9 dia para visitar suas família e o salario deles e baixo eu não gostaria de viver assim deve ser horrivel

    ResponderExcluir
  23. É caro consegui emprego em Belo Monte! Na usina (agora) trabalham 8mil pessoas e ano que vem (esse ano), vão ter só 23 mil pessoas que vão trabalhar na usina. O que é casa de força principal? Os trabalhadores, que vão trabalhar na usina Belo Monte, vão trabalhar 6 meses e só vão ter uma UMA folga só UMA folga de 9 dias só 9 dias !(eu estou indignada de queixo caído). Fizeram greves por causa da distribuição salários e por outras causas, na ultima greve que foi declarada ilegal pela justiça (é claro), os organizadores alguns foram demitidos. Eu acho que isso não é certo eles devem lutar pelos seus direitos, mas legalmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agnes, casa de força principal, eu acho que é uma casa que algumas pessoas ficam para "controlar" as coisas.

      Excluir
  24. As pessoas precisam trabalhar para ganhar dinheiro e no Brasil o desemprego é grande, por isso muitas pessoas estão indo para Altamira procurar trabalho em Belo Monte. Mas lá o salário é baixo, precisa trabalhar 6 meses para ter 9 dias de folga e não pode reclamar de nada, senão são demitidos. As pessoas poderiam arranjar outro tipo de emprego. E os empregadores deveriam cooperar com os trabalhadores.

    ResponderExcluir
  25. Pessoas que trabalham lá estão certas em fazer uma greve eles ganham uma miséria mas trabalham duro não tiram folga para ganhar isso não permitem reclamar de nada absolutamente NADA! para tirar folga é preciso ter trabalhado 6 meses deveriam cooperar mais deviam é se demitir isso sim!

    ResponderExcluir