quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Usina Belo Monte Parte 3: Os indígenas


51 comentários:

  1. O pessoal que esta fazendo a usina devia pelo menos escutar as opinioes dos indios pois sao eles que estao sendo prejudicados,os peixes do rio xingu estao morrendo e os indios irao ter que procurar outra cousa para comer.Os indios estao praticamente sendo comprados pelo pessoal da usina que estao mandando 'presentinhos'para os indios mas eles nao estao nada felizes,e acho que as pessoas do Belo Monte nao podem fazer processos se os indios falarem para parar de contruir a usina,os indios precisam do rio.
    ass:Pietra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietra eu concordo plenamente com você mas eu acho que as opiniões dos índios não podem se impor totalmente contra a usina porque que outro tipo de usina poderia ser usada?,eu sei que tem vários tipos tipos de usina mas não tem nenhum tipo tão "forte" como esse
      ASS:Manuela

      Excluir
    2. Pietra,
      na sua opinião, o que deveria ser feito em relação aos índios?

      Excluir
  2. Os índios estão sofrendo bastante com esses problemas, como a Pietra disse as pessoas que estão fazendo a usina tem que escutar as opiniões dos indígenas. O pessoal da usina estão oferecendo ''coisas'' aos índios mas eles não acham muito bom, e querem o rio de volta. Com a construção da usina, os rios vão abaixar e os peixes o rio vão morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão ouvindo sim a opinião dos índigenas, mas não querem concordar com eles ai nosso governo da ''presentinhos'' para os índigenas saírem da região mas o índigena não quer sair da região ai fica meio que um ''empurra empurra''com os índios e o governo.

      Excluir
    2. Theo,
      e qual é a sua opinião a respeito disso?

      Excluir
  3. Eu acho que e uma gigante injustiça contra os índios porque eles vão ser muito muito afetados eles terão que mudar o estilo de vida deles como o peixe que esta morrendo e eles irão ficar sem nada para comer
    Os índios estavão sendo subornados como a Pietra disse com "presentinhos" e tambem concordo que o pessoal da usina devia pelo menos ouvir as opinioes dos idios .Outro kacique falou que o Rio Xingu não acaba mas o dinheiro sim . No final do vídeo fala que o governo não "respeitou" os índioscomo eles querião
    ASS:Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela,
      você acha que a maneira como o governo está conduzindo a construção de Belo Monte é injusta em relação aos índios. E o que seria justo, para você?

      Excluir
  4. Ele falam muito mas não faz nada!!!
    A industria da tudo que os índios precisam até mais só para eles colaborarem com a construção!!!E o governo não gosta que a industria ajude os índios!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, eu tb acho que dar presentinhos para os índios para que eles fiquem calados não vai fazer os índios mudarem de opinião ou ficarem calados e o pior de tudo é que os peixes já estão morrendo, e tb muitos índios já até pararam de fazer seus costumes. E tb acho muita injustiça com os índios porque eles não estão sendo escutados, mas tb o que a opinião deles iria mudar nesse projeto? NADA!!!!
      ass:João Pedro

      Excluir
    2. Júlio,
      não entendi seu comentário... Como assi, a indústria dá tudo e até mais o que os índios precisam? Não vi nada no vídeo que valide esta afirmação. Além disso, porque você diz que o governo não gosta desse serviço da indústria se a empresa responsável pelo serviço assistencialista aos índios é contratada pelo governo?
      Acho que sua opinião está meio equivocada, não?

      Excluir
  5. Eles tao dando presente aos indios mas que nem eles falaram e limitado e os presentes nao valem nada porque eles falaram que daqui a pouco vao matar todos os peixes.
    E eu concordo com o Julio que eles tao falando e nao vao fazer nada.



    ASS:Iain

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iain,
      não entendi seu comentário... O que os "presentes" tem a ver com a morte dos peixes do Rio Xingu. Para mim, são questões diferentes...

      Excluir
  6. Eu acho que eles estão desrespeitando os índios, não escutando eles, fazendo o ´´Cala Boca`` que eu acho uma grande injustiça. E o pior de tudo, muitos peixes já estão morrendo, muitos índios já até pararam de fazer seus costumes como a plantação e etc... O governo tb não obedeceu a lei que diz que qualquer alteração deverá ser discutida com quem está envolvido, um deles são os índios e isso não foi feito com eles. Além de serem desrespeitados eles estão sendo tratado como se contentassem com presentinhos e não falassem nada, o que é o ´´Cala boca`` mas, com certeza eles não vão ficar calados.
    ass:João Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu comentário, João.

      Excluir
    2. João, eu concordo com tudo que voce falou mas não e só os peixes que estão sendo prejudicados sao também os outros animais que estão por perto
      Ass: Henrique

      Excluir
  7. Eu acho que o governo está explorando os índios e para o governo ter o papel de ''o bonzinho ''está dando barcos, produtos de supermercado e cortadores elétricos. Mas como o índio não é ''bobo'' não está querendo deixar o lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a é esqueci de botar meu nome (dinovo) eu acho que voceis já sabem quem é mais ai vai meu nome é Gabriel

      Excluir
    2. Gabriel,
      acho que temos que ter certo cuidado ao julgar mal as ações que o governo vem tomando em relação a construção de Belo Monte. Estão sendo tomadas medidas preventivas e de ajustes em relação a população e meio ambiente que serão (e já são) afetados por este empreendimento. Talvez estas ações não sejam suficientes, mas não são feitas para dar uma "aparência"... Os índios estão ganhando essas coisas apresentadas no vídeo como uma forma de se adequarem a nova realidade que está cada vez mais próxima.
      O que cabe a nós é pensar... Será que é disso que os índios precisam realmente? Quais seriam outras medidas a serem tomadas em relação a eles que valeria mais para os povos do esses "presentes"?

      Excluir
  8. Ali mora os indios,eles vivem ali então,poxa,eles tem que dar sua opinião sobre a usina.Esse governo,só pensa em dinhero!!!

    ass:Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,
      acho que alegar que o governo só está pensando em dinheiro não é uma maneira consistente de avaliar e nem ponderar a situação. Você pode fazer melhor do que isso.

      Excluir
  9. Ali mora os indios,eles vivem ali então,poxa,eles tem que dar sua opinião sobre a usina.Esse governo,só pensa em dinhero!!!

    ass:Carolina

    ResponderExcluir
  10. eu acho que eles deviam oferecer pelo menos um outro lugar para eles viverem com outro rio, mas os índios deveram pensar 2 vezes, porque depois que eles aceitaram os presentes que pensaram "os presentes não vão durar para sempre, mas o rio vai".
    ass: Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique,
      será que mudar o povoado indígena de região é a melhor solução?
      O vídeo mostrou que, além da preocupação dos presentes acabarem um dia, também estão interferindo nos costumes dos povos. O que você acha sobre isso?

      Excluir
  11. nesse video mostra que para os indios o xingu não é só um rio, e sim a "vida" deles, os construtores da usina ficam dando presentes para os indios em troca de que eles não interfiram na construção.Eu acho isso um absurdo, mas mesmo assim não posso falar que eu não concordo com a usina porque ela é necessaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietro,
      se você acha a maneira do governo lidar com as adaptações necessárias dos índios em relação ao rio, o que deveria estar sendo feito, então?

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. acho que o governo esta errado em construir belo monte sem a ''permissão''dos indígenas pela lei os indigenas tem que participar da escolha e o governo esta subornando os indios para que mudem de ideia mas como o cacique disse nao vamos mudar de ideia por causa dos presentes e talvez esses presentes sejão temporarios. vão matar os peixes que usamos pra comer o rio xingu e muito importante para os indigenas e vao tiralo deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo Vava!
      Os indígenas também tem direito a votação! E o governo... Quem eles pensam que são para quererem subornar os índios!

      Excluir
    2. Pois é, Vava
      Agora vejo como que é ruim para os índios a construção. Muito bom seu comentário, concordo plenamente.

      Excluir
  14. O governo está errado em construir essa usina porque eles não estão cumprindo a lei.
    Pelo o que eu acho eles também estão "subornando" os índios para eles mudarem de opinião dando esses presentes que serão temporários. O cacique disse:
    Não vamos mudar de ideia por causa dos presentes. talvez esses presentes sejam temporários. Vão matar os peixes que usamos pra comer o rio Xingu e muito importante para os indígenas e vão "tira-lo" deles e eu concordo plenamente com ele.
    A diminuição da vazão do Rio Xingu vai prejudicar muito os índios porque o rio vai ficar mais raso e vai ficar mais difícil de tirar o seu sustento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que eles estão "subornando" os índios Tiga concordo com você! E eu também concordo com o cacique! Eles não vão desistir do rio só por causa de presentes!

      Excluir
  15. O rio para os índios é tudo!
    Eles não concordaram em fazer aquela usina lá, mas as pessoas que estavam construindo ela deram para os indígenas barcos a motor e acho que eles tentaram convencer a tribo a concordarem com a construção da barragem! Eu achei um absurdo! Ainda bem que eles não são bobos.O cacique disse que "não vale a pena a trocar, porque os barcos acabam e o rio não".
    A barragem foi construída mesmo sem contar a opinião dos índios! E ela está "abaixando o nível de peixes.
    Por que construíram essa usina se ela prejudica tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho quase certeza que vendo pelo lado dos índios todos também vão achar um absurdo! MENOS O GOVERNO que não vê a importância do rio para os indígenas. ok, a usina vai ajudar muito mas tem alguem que vive do rio
      concordo totalmente com a nick

      Excluir
    2. Exatamente! O Rio Xingu é o lar deles, é onde eles sempre viveram, agora o governo vai lá e constrói esta usina, que tira todas as raízes deles!

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Que absurdo!!! A construção é "contra-lei". Os índios não tem voz sobre a construção... Que é isso? Que falta de respeito com o próprio povo o governo tem!!! Eles estão "subornando" os índios, e eles aceitam, mas não mudam de opinião. O comportamento dos índios muda, pela "chegada" da industrialização. Algumas famílias de índios acabam mudando e parando de plantar a comida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Amanda! O governo só que dinheiro! Não se importa com mais nada além deles mesmos!

      Excluir
    2. tirou as palavras da minha boca

      Excluir
  18. Os índios estão muito infelizes com essa usina por perto. Eles recebem presentes para não tocarem mais no assunto, "calarem a boca", como disse um deles. Mas, os presentes não vão fazer os peixes pararem de morrer, pros índios comerem. Os presentes não vão fazer a usina não prejudicar mais as plantas e os animais. Os presentes não vão tirar a usina do caminho dos índios, para poderem navegar. Os presentes não vão fazer os índios se calarem.
    Como disse Carlos Novaes, os índios recebem visitas com educação, assim como exigem educação das visitas. É como se o governo fosse uma visita para os índios. O governo n ão tratou os índios com educação, e os índios não podem pensar "ah, tudo bem! A usina nem vai nos prejudicar mesmo!"
    A propriedade é dos índios, e o governo não pode simplesmente invadir o espaço deles e construir um elemento que prejudica-os muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Ana! Acho que o rio é direito dos índios a prefeitura não pode ir lá e construírem uma barragem!
      É os índios não são burros de aceitar qualquer porcaria de presentes por um rio que os alimenta dá tudo de bom! E ainda trocar por uma coisa temporária!!
      E com a barragem destruindo a alimentação dos indígenas, os peixes!!!
      Não concordo de eles tarem fazendo uma usina para começo de conversa!!!!!!!!!!!

      Excluir
  19. Eu acho que e um grande absurdo criarem a usina que matara peixes e ira causar impactos em muitas tribos e eu acho que realmente dever ião perguntar aos índios se com cordão com a construção da usina e não tentarem convencer os índios com barcos e outras coisas porque como no começo ele diz que o riu e a alma do índio e os presentes tem uma data ate pararem de mandar eu acho que e um grande absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Caio é um absurdo eles darem presentes em troca do rio e isso vale só por um tempo e é tipo um "Cala Boca

      Excluir
  20. A Usina de Belo Monte vai acabar com os alimentos dos Indígenas como os peixes,ainda mais não perguntaram para os Índios a opinião dele sobre a construção da Usina Hidrelétrica.Eles estão dando presentes para os Índios como se fosse um "Cala a boca" e ainda é só por um tempo.A construção da Usina Hidrelétrica De Belo Monte poderá estragar a cultura da aldeia Morucjam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você rô oque eles estão fazendo é estragar a cultura dos índios e acho que presentes não valem um rio importante para eles

      Excluir
  21. a usina Belo Monte vai prejudicar todo mundo,os índio,animais,e até o própio governo .Na amazona os rios são uma das coisas mais importantes e o governo ainda vai tirar dos índios! e ainda estão chantageando eles não iria ser presciso fazer isso então, eu acho que a usina só está prejudicando o país.

    ResponderExcluir
  22. Eu não entendi que o com a construção da usina eles perdiam a identidade essa parte eu não entendi muito bem. O cacique não acha a troca do rio com 30.00 porque rio não acaba e dinheiro acaba! E o tal do pacote com comida industrializada e pelo que eu entendi e isso muita a cultura dos índios e isso não é legal! Teve até uma reunião no centro de carere na casa do guerreio. Os índios estão ficando mais “modernos” eu acho que isso não é bom! Os índios tem que tem “construir” sua própria cultura ou seguir que eram antes, eu acho que isso prejudica muito a cultura dos índios.

    ResponderExcluir
  23. acho que e errado eles construírem a usina sem a aprovação dos índios e prejudica a alimentação deles por causa dos peixes que tinha no rio e o governo esta subornando eles com presentes temporarios

    ResponderExcluir
  24. Concordo com o cacique pois a terra quando plantada dá alimentos para sempre e não adianta o governo subornar os índios com presentes temporários

    ResponderExcluir
  25. Eu realmente acho que a usina só está piorando tudo o governo pensa que pode subornar eles com um fogão? sério? isso vai durar pouco tempo, os peixes que eles caçam para comer são mortos pela usina se o governo pensa que pode tirar o rio deles, ai está minha opinião: vai pro inferno! (ou nether ) eu sei que é grosseiro sim é mesmo, mas é isso que eu acho da usina!

    ResponderExcluir