quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Usina Belo Monte Parte 5: A cidade


49 comentários:

  1. A CIDADE DE BELÉM DO PARÁ VAI AUMENTAR E ISSO É RUIM PARA O POVO QUE MORA EM CASAS BEM POBRES,ELES VÃO TER QUE SAIR DALI,SÓ QUE ELES NÃO SABEM QUANDO COMO E AONDE SERÃO TRANSFERIDOS,E ISSO SÓ POR CAUSA DA USINA BELO MONTE.EU NÃO CONCORDO COM ISSO,A POPULAÇÃO TEM QUE OPINAR É UM DIREITO DA POPULAÇÃO QUE MORA LÁ.
    ASS:CAROLINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Carolina. Dessa vez você conseguiu expor a informação do vídeo e o seu pensamento e opinião a respeito dela. Continue assim.

      Excluir
  2. A populacao de Altamira vai sofrer demais com a construcao de belo monte pois a populacao de la vai subir de mais, vao ter que sair de suas casas,mas dependendo se a casa for melhor vai melhorar um pouquinho a situacao.
    ASS:PIETRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Pietra...
      Vai ser sofrido ou vai ser melhor para a população esse crescimento?

      Excluir
  3. Eu sabia que as pessoas terian que "se mudar" por causa da obra enquato eles constre outras casas.
    A população esta toda num lugar só assim dificulta muito as pessoas.Assim o mesmo para a naturesa o para os animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio,
      não entendi sua colocação... Você quis dizer que as pessoas terão que se mudar enquanto constroem outras casas? Como assim, a população está toda num lugar só? Não é sobre isso que se trata.

      Excluir
  4. Varios moradores dos bairros de condições ruins vão ter que mudar de lugar, mas eles estão preocupados porque não sabem para aonde e quando eles vão ser transferidos. Com o aumento da população de Altamira acontecera alguns problemas, mas se os moradores dos bairros pobres forem transferidos para um lugar de melhores condições pode melhorar um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theo eu concordo com vc mas eu acho um pouco difícil os moradores conseguirem uma casa melhor e essa usina vai ocupando cada vez mais espaço da cidade e cada vez mais pessoas chegam e ai vai virando uma cidade "apertada".
      ass:João Pedro

      Excluir
    2. Theo, eu concordo com vc mas "se" eles( os moradores) forem para outro lugar é verdade que eles vao ter melhores condições por que eles vao sair de suas casas por causa da usina não por que eles querem
      Ass: Henrique

      Excluir
    3. Théo,
      e a sua opinião a respeito dessas mudanças sobre o aumento da cidade e a troca de casas?
      Seus colegas comentaram sua postagem, mas esqueceram de considerar que as casas que terão que ser abandonadas são palafitas, isto é, construções de madeira em cima do rio. Será que essas pessoas não tem problemas até mesmo de saúde morando em casas assim?

      Excluir
  5. Eu acho que, como as pessoas de Altamira Pará vão mudar de lugar (e não sabem onde nem quando)com a usina Belo Monte, eles deveriam ganhar mais benefícios, como assistência médica e indenização. E também com essa usina os atendimentos médicos vão ficar mais frequentes, então eles tem 2 escolhas (ou mais): 1 vão ter que aumentar o número de hospitais. 2 vão destruir a usina Belo monte e acabar com todos os problemas. Entre ouros.
    ass: Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas henrique,concordo com vc sobre a opcao 1 mas a 2 acho nao daria para realizar pois com que outra opcao se faria energia?
      ass:pietra

      Excluir
    2. Henrique,
      não é porque vão ter que deixar suas casas é que as pessoas precisam ter acesso a saúde, educação, etc. O governo deve oferecer assistência a todos os seus cidadãos.

      Excluir
  6. Meu ja estao machucando os animais na cuntruçao e pelo visto tao machucando os humanos tambem porque pelas imagems da fila do hospital tem muita gente.
    E eu concordo com o theo que se os pobres moradores forem para um lugar melhor vai ser melhor para todo mundo.



    ASS:Iain

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iain,
      realmente, outra preocupação que a empresa que está construindo a usina deve ter é com a segurança dos seus operários, para evitar os acidentes indesejados. Quanto mais pessoas se machucarem, mais perdas todos vão sofrer.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A cidade de Altamira vai infelizmente sofrer muito com essa construção, pois está prevista a saída de todas as famílias que vivem por lá e não tem boas condições, e o pior é que elas além de todo este transtorno elas ainda ficam preocupadas pois não sabem nem para onde, nem quando e nem como serão transferidas. Muitas pessoas ainda lutam para que não construam a usina, mas como a obra já está muito avançada, eu acho bem difícil a paralisação da obra. E no final essa obra prejudicara não só as pessoas que vivem por lá, mas tb aos índios, as plantas e os animais, muitos deles em extinção.
    Ass: João Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João a usina tem seus pontos negativos como você falou mas tambem tem os seus positivos : tem outros tipos de usinas como as eolicas ,as termicas e etc todas são muito dependentes das condicoes climaticas porque se clima não esta quente já era as termicas e se não esta ventando já era as eolicas é oque ancontecera com a energia do Brasil?
      ASS:Manuela

      Excluir
    2. Ok, João, mas também não é bem assim...
      As mudanças ocorrem na vida de todos. Na população de Altamira também. O que é possível fazer é se adaptar da melhor forma para que cada cidadão de lá possa evoluir junto com a região e não ficar para trás. Como é possível a cidade se desenvolver com parte da população morando em palafitas?

      Excluir
  9. Bom e muito ruim oque vai acontecer com as familas mais pobres de altamira que terão que sair de suas casas , e os alunos que tiveram que deixar as suas escolas e foram para "barracoens" estudar sem boa ventilação.
    Como o Carlos Novaes disse depois de muito tempo de conflitos lá vivem os indios os Ribeirinhos e os extrativistas que serão fortemente afetados com a usina de Belo Monte
    ASS:Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Manu, mas não é só em Altamira que as crianças estudam em barracões improvisados. Aqui em São Paulo mesmo, existem vários casos...
      A modernização é preciso e afeta muitos ao seu redor, não só em Altamira. Devemos todos aprender a lidar com isso.

      Excluir
  10. Por causa do aumento de pessoas em belo monte os Hospitais vão ter que se expandir para poder portar mais pessoas.Fora que esta cidade é muito pequena para tantas pessoas assim !!!!!!


    ass: Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Gabriel... è assim que as cidades crescem.
      Com São Paulo não deve ter sido muito diferente, né?

      Excluir
  11. Muita gente vai sair da sua casa que vai ser alagada.Essas pessoas vão para a cidade piorando o transito filas nos hospitais e vão ter que fazer novas escolas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred,
      não são estas pessoas, já moradoras da cidade que vão aumentar o fluxo do trânsito e o atendimento dos hospitais. São as tantas outras que estão chegando...

      Excluir
  12. Esse vídeo mostra muitos pontos negativos e poucos positivos.
    Um de muitos negativos são: Vai afetar quase todo o estado de crianças a adultos, pois não haverá recursos para eles, como mostra no vídeo os alunos de escolas passam calor, não tem ventilação nenhuma, então isso não é bom para eles.
    E o ponto positivo é que enquanto a obra estiver em andamento, haverá serviço para os trabalhadores, e quando acabar, não terá mais, então será mais um ponto negativo.
    Pietro

    ResponderExcluir
  13. Como já disse em todos os vídeos anteriores, Belo Monte está sendo muito ruim para a população da região. Altamira, a cidadezinha sem valor, é como é vista para o Brasil, vai ser prejudicada. Se ponha no lugar, trabalhador, se ponha no lugar... Acho bem injusto o que estão fazendo com a população, pois está prejudicando os ribeirinhos, os índios e os moradores da região. Esse vídeo trouxe mais pontos negativos. Estou com uma lista de pontos negativos e positivos sobre Belo Monte e tem muuuuuuuuuuuuuuuuuito mais pontos negativos do que positivos. Esse nome não tem nada a ver com a situação, segue meu raciocínio: vamos dividir Belo/ Monte, Belo: essa construção não tem nadica de nada de belo. Monte, nem está sendo construída em um monte, está? Bom, minha reflexão foi a seguinte: essa construção está atrapalhando todo mundo, não tem nada de bom... Espero que concordem comigo.
    ASS: Amanda

    ResponderExcluir
  14. Esta usina não está nem alcançando a meta que deveria alcançar e ainda está prejudicando a população. Ela devia atingir 11.233, e não atinge nem a metade disso! As pessoas de Altamira estão sendo desalojadas e não sabem onde vão ficar, quando e como. Os acidentes estão aumentando cada vez mais. Coisas positivas não tem mesmo. A empresa prometeu 23 condicionantes, e apenas uma foi atendida. Todos estão sofrendo com esta construção. A reforma da escola está atrasada por mais de 6 meses! Simplesmente inacreditável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana concordo com você eles sofrem muito.

      Excluir
    2. Concordo Ana não deviam ter construído esta usina mesmo!

      Excluir
  15. eles queriam fazer que a usina chegasse a uma meta bem maior que eles já conseguiram fazer e muitas pessoas estão sofrendo com essa construção ela esta prejudicando todo mundo ao seu redor

    ResponderExcluir
  16. a construção vai destruir a cidade de Altamira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vai melhorar a qualidade de vida, mas por um lado também piorar.

      Excluir
  17. A construção de Belo Monte vai aumentar o trânsito, prejudicar e melhorar os habitantes de Altamira por um lado vai gerar mais empregos e o outro lado quando acabar a obra vai 'encher' a cidade que já aumentaram mais 30 mil pessoas de 2010 para 2013. e a região do Pará é rica em madeira,e rica em formas de viver e é isso que o Brasil não está 'pensando'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a usina só está prejudicando as coisas!

      Excluir
    2. Concordo plenamente Fê

      Excluir
    3. tentaram fazer a usina fosse a uma meta muito maior do que possível e isso vai prejudicar muito

      Excluir
  18. Com a construção de Belo Monte,não teve nenhuma melhoria para a cidade: os hospitais estão mais cheios, a população aumentou muito desde o ano passado, a construção de uma escola esta atrasada 6 MESES e o tempo de recreio foi reduzido por causa do calor de fora. E, como fala um estudante: " Só tem um ventilador, na sala de aula, e ele não serve para nada! Agora é só com o caderninho."
    A construção da usina está afetando muitas coisas. E eu ainda continuo com a minha opinião de que foi uma péssima ideia terem construído a Belo Monte!
    E eu concordo com as pessoas de não gostarem da ideia da construção da usina! E fico imaginando quantas outras coisas ruins a usina vai criar, porque a construção dela só vai terminar em 2015!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou as palavras de minha boca Nick, aliás, ótimo comentário. Concordo em tudo que você escreveu. E de onde você tirou essa informação de que Belo Monte vai ser terminada só em 2015?

      Excluir
    2. É verdade Nick, a Amanda tem rasão no video não tem nada falando que a construção só vai acaba só em 2015!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Bom essa construção vai aumentar a população da cidade mas algumas pessoas vai ter que mudar de lugar mas eles não sabem para onde eles vão, quando eles vão. Em 2010 para cá a prefeitura estimou o aumento de 30000 pessoas, e a vida na cidade vai piorar porque vai aumentar muito o movimento e vai aumentar o numero de moradias. O hospital de Altamira que só atende acidentados aumentou seu trabalho por causa da usina, e um funcionário da obra já veio ao hospital acidentado. E como aquela mulher disse não melhorou nada. A empresa atrasou as condicionantes prejudicando os moradores. Só completaram uma condicionante a dos hospitais. Eles atrasaram a reforma de uma escola, as pessoas estudam em barracões improvisados e, os ventiladores estão quebrados. Eu concordo com os moradores que estão dizendo que a usina não melhorou nada. E para onde irão as pessoas depois do término da obra ? Na minha opinião não deviam construir essa usina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que no final da obra as pessoas teram que ir para outro lugar por que a populaçao esta praticamente em lotaçao teram que ir embora de altapira

      Excluir
    2. Concordo com você Tiga,aquela vila está perto da usina e sera prejudicada mas a empresa Norte Elétrica disse que ia dar as casa e não falam onde fica so falam que fica a 2km de distancia da vila,uma mulher falou "Se a casa for melhor do que a nossa tudo bem"

      Excluir
  21. O que é “betoneira”? Tá eu estou confusa! A usina Belo Monte não fica em Belo Monte né? Ela é construída aonde? A construção de Belo Monte, não teve nenhuma melhora na cidade: hospitais ficam mais cheios, população mais “alta” Desde o ano passado, uma Construção de uma escola esta atrasada seis Meses é muito atrasada mesmo! E o tempo de recreio foi reduzido por causa do calor de fora. Como na entrevista, fala um estudante “Só tem um ventilador na sala de aula, ele não serve para nada! Agora é só com um caderninho” isso é realmente incrível!
    Eu não concordo com a construção da usina de Belo Monte na aquele lugar. Eu concordo com as pessoas que não concordam com a construção da usina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Agnes, a usina de Belo Monte é em Belo Monte, na cidade de Altamira. E eu concordo com as suas palavras.

      Excluir
  22. a cidade esta melhorando,crescendo a população seu Alfredo por exemplo investiu 3.000 reais para colocar 6 apartamentos em cima de sua loja
    pessoas que morram em casas com condições ruins serão retiradas de suas casas
    e nessesario mais hospitais porque o atendimento e devagar por conta da quantidade de pessoas
    as escolas estão lotadas de estudantes e os ventiladores não funcionam !

    ResponderExcluir
  23. Não concordo que vão construir a Usina Hidrelétrica De Belo Monte porque ela vai aumentar o numero de pessoas que precisam ir para o hospital, como aquele homem que se acidentou na construção. Também irá atingir uma vila que fica perto da obra e as pessoas falaram que as outras casas iam ficar a 2km de distancia dessa vila.A coisa mais polemica na minha opinião é que em uma escola disseram que iam fazer varias salas de aulas mas até agora nada, e no lugar provisório o ventilador não funciona e eles tem de usar o "Caderninho".

    ResponderExcluir
  24. Eu nao concordo com a usina porque vai aumentar o numero de pessoas indo para o hospital e tanbem teria que mudar algumas pessoas de casa por que seriam afetados pela usina.Esta ridículo eles prometerem a reforma da escola e demorar mai do que devia e não fazerem nada.
    Também eles devião por um tipo de proteção para nao pegar as habita soes e indígenas.

    ResponderExcluir