quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Usina Belo Monte Parte 2: Os impactos


62 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu achei muita dó e injustiça dos animais que ou vão morrer ou vão tem que sair do lugar onde vivem. Fiquei também muito confuso na hora que falou sobre metros cúbicos.
    ass: Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique eu tb achei muita dó não só dos animais mas tb das plantas, das pessoas que moravam por lá e tb dos índios. E sobre a parte dos metros cúbicos eu tb achei confuso.
      ass:João Pedro

      Excluir
    2. tambem achei uma do henrique,acho que os animais plantas e indios nao deviam sair de la e sim que nao fizessem a usina Belo Monte.
      ass:Pietra

      Excluir
    3. Eu concordo com Henrique mas Pietra eles não vão parar a construção ,se for preciso eles vão forsa a eles sairem!!!

      Excluir
    4. Henrique,
      todos ficamos penalisados com o sofrimento que o avanço tráz, mas como conversamos com a leitura da matéria do jornal, o que cada um de nós faz para que esse "progresso" não seja necessário e possamos viver bem com o que temos hoje?
      Quanto a parte dos metros cúbicos, a reportagem aponta dados sobre a barragem que está sendo feita no rio. A vazão da água, que é citada, é quanto de água que passa pelo rio, o volume do rio, entendeu?
      No período da seca, que não tem chuva, o rio fica com menos água, por isso ele diz que correm 700 m³por segundo de água no rio. AQ barragem está sendo feita para represar o rio, como vimos em aula no vídeo de Itaipu. Quando se represa o rio, corre menos água do lado de lá da barragem. No vídeo, eles explicam que na época da seca, o rio vai diminuir bem pouco o volume de água de hoje, para quando a barragem estiver funcionando. Mas na época das chuvas, em que o rio tem muita água, a usina vai aproveitar boa parte dela, deixando o rio com bem menos água do que nos dias de hoje. Atenção: tudo isso está sendo explicado devido aos efeitos da barragem que está sendo construída no rio. Tudo bem? Deu pra entender melhor agora?

      Excluir
  3. Eles estão construindo essa usina pensando no dinheiro que poucos vão ganhar(o governo e os donos da usina) dando a impressão que o rio Xingu era inútil mas na verdade ele é utilizado pelos moradores de lá, os índios, os animais, as plantas que serão todos os mais prejudicados com isso. O consórcio dono da usina até construiu um local para cuidar dos animais e das plantas para dar a impressão que eles também estão ajudando a natureza mas na realidade isso não vai ser suficiente porque o estrago vai ser bem maior.
    ass:João Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com tudo que você falo mas quando você falo que o consórcio construiu o lugar que recolhe plantas e animais só para dar impressão de ajudar a natureza,isso não é verdade ,ele construiu porque é preciso.

      Excluir
    2. João,
      a necessidade de mais energia no país é real. É claro que tem pessoas que vão se beneficiar financeiramente disso, mas não podemos dizer que é por isso que ela está sendo construída.
      O que você acha que deveria ser feito em relação aos estudos e pesquisas da flora e fauna da região, já que o trabalho que está sendo desenvolvido hoje não é suficiente?

      Excluir
  4. eu achei que o Antonio Neto esta mentindo porque ele fala que eles vão anlizar a área que eles vão desmatar e alagar, para os bichos e as plantas não serem estintos e eu concordo com o Henrique na quela opinião que ele diz que não da para entender aquela nparte dos metros cúbicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,
      você tem razão em desconfiar do posicionamento do governo em relação à usina, mas o Brasil hoje é muito visado pelas suas riquezas naturais (será que só hoje?). O governo não poderá detonar com a natureza do Brasil, pois ele está sendo muito vigiado e cobrado por isso.
      Mas também é importante o papel que os ambientalistas e demais organizações fazem de criticar e protestar contra as medidas do governo, pois só assim o Brasil se sentirá acoado e "impedido" de explorar a natureza até sua extinção.

      Excluir
  5. como todos tambem nao entendi a parte dos metros cubicos,e tambem tive do dos animais e indios que sairao de suas casas, mas pelo menos eles tentaram ajudar fazendo um local para cuidar de plantas e animais para depois por de volta na natureza so que nao vai ajudar muito pois a destruicao vai ser bem pior.E eles estao errados pois o rio xingu ajuda bastante a populacao ao redor.
    ass:Pietra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietra,
      gostei do seu posicionamento em elogiar as pessoas que estão fazendo alguma coisa pela natureza na região do rio Xingu. É importante, quando somos contra alguma coisa que está acontecendo, fazermos algo a respeito e não só ficar criticando. Seria muito bacana se outras pessoas se unissem a esse grupo e ajudassem a proteger a natureza.
      Penso que o governo não vê exatamente assim como o repórter falou a respeito do Xingu ser desperdiçado. Acho que pensam que, com o potencial que o rio tem, poderia estar fazendo mais para o país, em relação a toda a população, e não só para os que vivem em sua região. Muitos lugares são assim no país. Como São Paulo, por exemplo. O Estado de São Paulo é responsável por grande parte da receita (dinheiro) nacional, o que beneficia todo o país. Por que outras regiões do país, como a do rio Xingu, não podem assumir algumas responsábilidades que englobem toda a nação?

      Excluir
    2. Pietra é mesmo o Rio Xingu é muito importante para "milhões" de pessoas e o pessoal da usina ,ó nem liga ,só ligam para o dinheiro e poxa coitadas das pessoas né

      Excluir
  6. É horrível oque vai acontecer com os índios ,a natureza e os animais de Belo Monte .
    O pessoal da organização da usina até tentou ajudar mas e muito pouco ,eu acho que eles devião fazer na mata um lugar gigante maior que a propiá usina para "colocar" os índios ,as plantas e os animais viverem bem felizes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela
      Parabéns pelo seu comentário, pontual e bem pautado. Quem sabe algumas pessoas estejam pensando na mesma ideia que você?

      Excluir
    2. É realmente seria muito bom se todos pensasem assim pois muitos seres irão ser privilegiados ^-^
      ASS:Manuela

      Excluir
  7. Eu pessualmente acho uma desgrasa mas olha oque estao fazendo quando tiram a agua.Tiram a agua dos animais,das plantas e dos abitantes.E olha a solucao pensar um pouco mais.
    E eu concordo com o Gabriel que o cara deve estar mentindo.



    ASS:Iain

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iain,
      não entendi o que é a desgraça. Qual a sua opinião a respeito do volume de água do rio e seu impacto na natureza? Você acha necessário pensar um pouco mais, mas não farão isso. A usina e a represa já estão sendo construídas. E agora?

      Excluir
  8. Eu acho um absurdo tarem fazendo a barragem da usina belo monte com o fato da vazão que vai ter no verão é de 600 M cúbicos por segundo imundando uma grande área e falam que vão ver isso em 2015.
    ass:Fred 5ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred,
      o vídeo aponta que essas medidas são consideradas como aceitáveis para o rio. O que está sendo deixado para ser estudado depois é se isso vai ou não atingir drasticamente os habitantes da região (plantas e animais). Isso porque os estudos do governo apontam que este volume de água não causará tanto impacto. Aliás, logo no início do vídeo passa um desses estudiosos valando que o projeto de Belo Monte foi estruturado considerando os efeitos hambientais que serão provocados e achando um meio termo para o empreendedorismo da usina e o equilíbrio da natureza. Pena que estes estudos ainda não são precisos o suficiente...

      Excluir
  9. Eu acho que eles so estão pensando em dinheiro e isso é uma injustiçá com os animais e a população local
    ASS:Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,
      sua afirmação não é verdadeira. Não podemos ser tão radicais ao pensar assim. Temos que saber ponderar.

      Excluir
  10. Eu acho isso muito alem do que precisa para o brasil , fora que vai desmatar grande parte da amazônia.Para min o especialista esta serto!
    E vai diminuir mitooo!!!Assim só vai piorar para a naturesa!É uma das piores coisas para min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio,
      entendo seu descontentamento, mas o que fazer a respeito? O que poderia ter sido pensado?

      Excluir
  11. Como a Manuela eles pensam muito em dinheiro e tão tentando ajudar os animais, mas mesmo assim não vai ajudar muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para min eles não ~tão nem ai com os animais!!!

      Excluir
    2. Theo,
      Por que você acha que essa ajuda é insuficiente? O que você acha que deveria ser feito, então?

      Excluir
  12. Vai abichar muitoo!!! E ainda sim não vão nem pensar nos animais e nas plantas , o pesquisador esta certo.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O video afirma que com a construção desta usina, muitas espécies vão entrar em extinção e outras deixar de existir, e também muitas plantas vão acabar morrendo e com isso espécies de plantas que só tem no Rio Xingu vão deixar de existir.
    Eu não concordo muito com essa usina, porque poderiam ultilizar energia solar, energia eolica e também estão testando um novo tipo de energia, que é a do balanço das ondas, e eles poderiam fazer essa usina em outros lugares. No video as pessoas a favor da usina dizem que aquele local não é aproveitado pelos habitantes, mas na verdade é bem ao contrário do que eles dizem, porque é muito aproveitado pelos indios, eles tomam banho lá, eles mergulham e se divertem lá, e também o rio é como se fosse uma rua de barcos, onde muitos barcos passam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietro, quando eles construíram a usina de itapu en foz do Iguaçu, construíram uma grande reserva com os animas e plantas que existiam na região que foi alagada. Espero que façam o mesmo em Belo monte
      Ass: Henrique

      Excluir
  15. Essa vazão na época das chuvas é bem alta e pode causar vários problemas como o alagamento que "expulsaria" vários animais e pessoas dessa região da margem do Rio Xingu, O consórcio dono da usina construiu um local para cuidar dos animais e das plantas o que é bom isso ajuda um pouco porém ainda há muito a se fazer para ajudar esses animais e pessoas prejudicadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas me responde uma coisa: por que construíram essa usina se ela não produz quase nada, se ela estraga tudo, ela é contra o voto dos índios...?

      Excluir
    2. Nick, talvez porque eles querem ganhar dinheiro e se tornar os "heróis" para algumas pessoas que estão sem eletricidade nas casas.

      Excluir
  16. Os impactos dessa obra foram totalmente negativos. A usina está afetando animais, índios e plantas. Há dificuldade para navegar no Rio Xingu, por causa da alteração da vazão do Rio. A equipe responsável pela usina fez um local próprio para cuidar dos animais e plantas da região, o que ajudou muito, pois a quantidade de animais e plantas feridos é muito grande, mas ainda assim não está 100%. Concordo plenamente com a fala de Carlos Novaes: "A ideia de Belo Monte é a ideia de aproveitar algo que está sendo jogado fora, que está caindo no mar. Mas isso não é verdade". Tirou as palavras da minha boca!! É esta impressão que a usina está passando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, a fala com sabedoria d Carlos Novaes, como você disse: A ideia de Belo Monte é a ideia de aproveitar algo que está sendo jogado fora, que está caindo no mar. Mas isso não é verdade." Que coincidência, ele também tirou as palavras de minha boca...
      Ass: Amanda Priolli (ainda usando o e-mail do irmão)

      Excluir
  17. Agora é confidencial, sem ofensas, mas eu estou contra a construção, não que antes eu não estava, mas agora é 100%. Com o crescimento da construção, muitas variedades de plantas e espécies de animais, incluindo alguns que estão quase em extinção, estão sendo prejudicados. Como minha opinião é que nunca se pode machucar a natureza, de qualquer forma, minha opinião se torna mais forte. Larissa, acho que não vou na escola pelos próximos dias, só para poder ir lá, para manifestar junto com os índios. Ou meter a mão na pessoa que planejou essa droga de construção, se eu pudesse, né? E ainda tem a questão de nem conseguir navegar como antes no rio. Fico pensando desde que eu tinha 8 anos, como será viver ás margens de algum rio, na Amazônia? Agora tomei minha decisão, é péssimo. Nem pensar em ser um (a) ribeirinho (a). Bem, só nas margens do Rio Xingu que se afeta meu pensamento. Pelo menos a equipe responsável pela usina fez algo que preste!!! Construíram um lugar para preservar as plantas afetadas e ajudar os animais, quando são afetados.
    Ass: Amanda Priolli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho a natureza não deve ser machucada as acho que você esta sendo meio grossa em falar meter a mão na pessoa que construiu isso e chamar a usina de droga

      Excluir
    2. depois do machucada essa e a palavra certa ''mas´´

      Excluir
    3. Vavá, eu quis só fazer uma brincadeira, se afetei alguém, não foi por querer. Me desculpe se te deixei com essa impressão. Droga de construção foi uma gíria, tipo como nós falamos.

      Excluir
  18. os impactos causados pela construção da usina não são tao bons por exemplo:
    se diminuírem a quantidade de água muitos animais podem morrer por falta de água
    por esse e mais outros motivos os impactos não são tao bons outros motivos:
    prejudicara os barqueiros que andam por essa área

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com seu comentário Valeria,lembrando que ira afetar animais e plantas em extinção,índios e ribeirinhos.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. agora to quase decidido se concordo ou não to mais pra não porque vai causar impactos graças as diminui soes da água muitos animais podem ser prejudicados e barcos e principalmente índios,peixes, e bichos marinhos.
    Eu acho que e legal eles se verem prejudica soes eles vão repensar na parte ambiental e da construção e também pela parte de eles em outro lugar cuidarem de animais que serão afetados e tipos de plantas que tambem seram afetadas

    ResponderExcluir
  21. Após ver esse vídeo fiquei mais contra a ideia da construção de Belo Monte.
    Os estudos sobre os impactos causados por essa construção ainda não foram concluídos.Os animais e plantas serão muito afetados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que tem pessoas que ajudam os animais e as plantas!
      E eu sou totalmente contra a ideia de construir essa usina!!!

      Excluir
  22. No Rio Xingu, passam barcos, no Amazonas os rios são como ruas.
    No rio quando cheio por causa da barragem pode prejudicar plantas animais e animais em instição!.
    Ainda bem que tem pessoas ajudando as plantas que estavam sendo prejudicadas por causa da barragem e outras ajudando animais que se machucaram por esse motivo.
    Todos aproveitam o rio Xingu: índios plantas...
    Não sei porque construíram uma barragem bem no meio do rio!
    e ainda prejudicando animais e plantas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo com você, Nicole.
      Os índios estão sendo os mais prejudicados. Os peixes que são o alimento deles estão morrendo e eles mal estão conseguindo se deslocar no Rio Xingu, que é o lar deles!

      Excluir
  23. Sou contra a construção dessa usina também... Foi realmente muito bom o pessoal responsável pela usina terem dado essa ajuda aos animais e ás planta, mas ainda há muitas coisas a serem melhoradas. Eles não deviam ter construído a usina porque ela afeta os animais, plantas,e índios, que também têm seus direitos! Não sou a favor dessa usina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também sou contra a usina assim a natureza é devastada e foi bom sim os responsaveis pela a usina ajudarem as plantas e os animais mas acho que poderiam diminuir a obra e que desse como eles planejaram

      Excluir
    2. Também sou a favor que não tenham construído a usina Belo Monte!
      Me responde uma coisa: para que ela serve, além de machucar e destruir plantas e animais, destruir a comida dos índios...?

      Excluir
    3. Ana é verdade mas eu acho que é bom sim a usina para gente. Mas você tem rasão você a Nicole e o Felipe

      Excluir
    4. Ana concordo plenamente

      Excluir
  24. não concordo com a construção da usina varias espécies de todos do tipos como plantas e animais. no casa da usina diminuir a profundidade da agua para 4000.metros cúbicos foi muito ruim como a Nicole disse 'no amazonas os rios são como ruas'. E além disso tudo estão atacando espécies sendo ameaçadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Felipe não concordo de jeito nenhum de machucarem os animais, ainda de ESPÉCIE AMEAÇADA!!!

      Excluir
  25. Eu não entendi que a usina é controversa, como assim? E alias a paisagem é bem mais feia com essa construção! Como assim “metros cúbicos” isso ai Philip Fearnside você falo bem! Os ambientalistas (eu acho) que acompanham a obra criticam o fato da obra começar antes dos estudos serem aprofundado. É bem legal ver essas pessoas ajudando os animais!!!!

    ResponderExcluir
  26. sou contra a usina porque a construção prejudicou muitos animais , plantas e ate mesmo pessoas e isso e muito ruim

    ResponderExcluir
  27. Não concordo que a água do rio Xingu está sendo desperdiçada. O rio Xingu é muito aproveitado.
    A construção da usina está matando e machucando vários animais e várias plantas. Não gosto da ideia de se construir um espaço para os animais. Os animais devem viver soltos na Amazônia porque lá é a casa deles.

    ResponderExcluir
  28. muitos animais podem morrer de sede caso a água diminua muito e se subir demais pode matar animais e plantas afogados por isso deve manter a água de um modo razoável a água do Xingu é realmente MUITO aproveitada e eles estão desperdiçando!

    (E por fim aqw é legal)

    ResponderExcluir